segunda-feira, 15 de julho de 2013

Do Aeroporto ao Funchal

Fez a reserva, viajou para a Madeira, de barco ou de avião.

Viajando de barco já está no Funchal mas um pouco afastado do centro da cidade, a cerca de 1 km, poderá deslocar-se para o centro a pé ou de taxi.

 Aeroporto da Madeira. Foto: www.scconsultengenharia.com.br

Se veio de avião está a cerca de 20 km do centro do Funchal e há várias formas de se deslocar para o Funchal:

1 – Solicitou e pagou transferes. O seu problema de mobilidade está resolvido, alguém estará à sua espera no aeroporto, com um cartaz com o seu nome ou com o nome da empresa a quem contratou a o transfer. O preço desta opção varia um pouco de empresa para empresa mas ronda os 30 Euros.

2 – Aerobus – O preço é convidativo, 5 Euros por percurso ou 7,5 ida e volta. Os problemas deste transporte são: (1) os horários limitados, e; (2) o percurso de transporte não passa em todos os hoteis/pensões e será necessário, no Funchal, apanhar um taxi ou outro transporte publico. Ver horário e lista de hotéis próximos das paragens deste autocarro aqui: http://www.anam.pt/aerobus-madeira.

3 – Autocarros regulares – O horário é mais alargado do que o do Aerobus mas tem o mesmo problema da limitação do percurso, neste caso mais problemática do que a do Aerobus pois os autocarros regulares, da empresa SAM, terminam os seus percursos na central de camionagem no “Edifício 2000”. São 3,25 Euros por percurso de e para o Aeroporto. Ver horário destes autocarros aqui: http://www.anam.pt/autocarros-madeira ou aqui: http://www.sam.pt/home-6.aspx.


Autocarro da SAM. Foto: www.sam.pt

4 – Taxi – serviço mais personalizado e também mais cómodo, que o levará para qualquer local pretendido. O senão? – Custa no mínimo 30 Euros por percurso, pois há taxas de utilização de bagagem e de serviço noturno. Há muitas praças de táxi na Madeira, no Aeroporto e em todo o Funchal (mas também em todas as cidades/vilas da Madeira).

Praça de taxis no Funchal (Avenida do Mar). Fotowww.panoramio.com

5 – Aluguer de carros/carrinhas – há muitas empresas de aluguer de carros na Madeira, destaco as do aeroporto pois permitem que inicie a viagem assim que chega ao Aeroporto. Veja as empresas de aluguer de carros aqui: http://www.anam.pt/rent-a-car-madeira.


6 – Boleia – se conhece alguém na Madeira poderá sempre pedir boleia...é mais barato e põe a conversa em dia!

sábado, 13 de julho de 2013

Chegar à Madeira...como?

Tratando-se de um arquipélago, formado por duas ilhas habitadas e dois conjuntos de ilhas desabitadas (Desertas e Selvagens), só é possível viajar para a Madeira de barco ou de avião.

Arquipélago da Madeira - Foto: www.gobiernodecanarias.org

De barco as visitas fazem-se habitualmente através de um cruzeiro, há várias companhias de cruzeiros a fazer viagens para a Madeira, especialmente entre Setembro e Abril, com principal destaque para a noite de passagem-de-ano, em que estão muitos navios de cruzeiro atracados (ou ao largo) para ver o famoso fogo-de-artifício, na baía e anfiteatro natural do Funchal. Nestes casos os visitantes estão em terra entre 7 e 10 horas, com muitas limitações temporais. Futuramente farei uns planos de possíveis locais a conhecer na Madeira nesse curto espaço de tempo. No passado era possível visitar a Madeira e trazer o carro, através da empresa espanhola Naviera Armas mas neste momento já não é possível.

Cruzeiros no Funchal - Foto: dnoticias.pt

De avião existem várias hipóteses. Vindo num charter, os visitantes estarão pela Madeira durante 7 dias. Vindo em companhias de aviação regulares há várias hipóteses, várias companhias, oriundas de diversos aeroportos.
Partindo de Lisboa há, neste momento 3 companhias a operar: TAP, Easyjet e Sata (em code-share com a TAP, os aviões são TAP). Do Porto há também 3 companhias a voar: Transavia, TAP e Sata (em code-share). O preço das viagens varia muito, em função de muitos fatores: antecedência da compra, quanto mais cedo geralmente é mais barato, da altura do ano e da companhia selecionada.
Antes de reservar é importante analisar as várias hipóteses, por vezes viajar no dia seguinte ao idealizado poderá sair muito mais barato, é preciso analisar com calma. Dica: por vezes sai mais barato reservar um pacote de viagem+alojamento do que só a viagem e reservar o hotel à parte, em especial se a reserva for feita muito próxima do dia em que se pretende viajar.

Em breve publicarei vários programas para visitas à Madeira de 2, 3, 5 e 7 dias.

Praia da Calheta

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Blog? - Porquê este blog?

Informação? – fotos? – comentários? – sites? – tudo isto já existe sobre a Madeira...mas...e informação a sério, credível, sobre como fazer, como ir, qual a estrada que tenho de apanhar? – essa informação existe na internet? – penso que não...e se existe...neste blog terão o meu ponto de vista sobre a Madeira, sobre onde ir, quando, quanto tempo leva...enfim...sobre a Madeira, vista por um local, um “local guide”, EU! – vou actualizando este blog a pouco e pouco! – vão consultado!
Nesta foto: a Sé! - vista de um local pouco habitual...até à pouco tempo...mas desvendarei este segredo!